A Medicina é uma Profissão ou um sacerdócio? Já avançamos 22 anos por dentro do Século 21, e ainda estamos presos a questões do século passado.
Graduação de Medicina
Matrícula: 1.000.000 de guaranies .
Valor do Guaranies em 28/02/2022 (Banco Central do Brasil) 1 BRL = 1.358,6957 PYG
1 – ENEM – Utilize sua melhor nota (últimos 5 anos)
O resultado pela nota do Enem é dado por uma nota de corte.
Visto de Residência Temporária ou Definitiva.
A entrada e saída nos países do MERCOSUL, possui legislação própria, permitindo entrar e circular de maneira livre, sem necessidade de passaporte ou visto.
Documentos exigidos para matricular alunos estrangeiros
1 – 3 (três) cópias do documento de identidade, autenticadas por cartório no Paraguai.
Por que revalidar seu diploma?
O Registro Profissional é um número que identifica todos os profissionais atuantes em atividades regulamentadas, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei.
A educação superior na fronteira geográfica entre Brasil e Paraguai tem apresentado sinais de transformação, notadamente a partir dos anos de 1991 (Tratado de Assunção, assinado em 26 de março de 1991), quando se evidencia processo de expansão e diversificação institucional, desencadeado por novos modelos de avaliação, alterações nos formatos de financiamento e pressões por relações mais estreitas com o setor produtivo, entre outros fatores. Essas questões implicam em massificação e mercadorização da educação superior (GOMES, 2002; TRINDADE, 2004; AROCENA, 2004; SGUISSARDI, 2008; OLIVEIRA, 2009).
A medicina vive grandes transformações desde sua existência, faz com que as categorias profissionais ligadas à área da saúde acompanhem os avanços importantes, melhorando o perfil dos seus profissionais e trazendo retornos valiosos para a população em termos de promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico, tratamento e reabilitação (Olímpio J. Nogueira V. Bittar).
Fatores associados a educação, saneamento do meio ambiente, economia e mudanças nos valores sociais, são fundamentais para os ajustes das técnicas com as questões sociais. Porém, deixou-se de discutir a questão da quantificação e qualificação dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento de diversos programas e serviços para determinadas populações, ou, de uma maneira mais objetiva, deixou-se de quantificar o mercado e suas necessidades. Deixamos de formar médicos para tratar as pessoas e passamos a formar médicos para tratar as doenças.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no ano de 2000, apresentou um relatório que na área latino-americana, cresce a preocupação com os aspectos curriculares relacionados às transformações sociais (Fontes, R., Gallestey, B. 2000). As faculdades de medicina, têm se preocupado particularmente com a transformação curricular e com a busca de maior eficiência no processo educacional em função das demandas sociais, buscando melhorar a Educação Médica (Rodríguez, P.).
Então, estamos preocupados com a formação do Médico, com os recursos para a formação dos mesmos e os Médicos, esquecemos deles?
Considerando que a satisfação do ser humano com seu trabalho promove uma longevidade, assim como um aprimoramento das técnicas usadas, podemos concluir que quanto mais o Médico estiver contente com seu trabalho, melhor ele cuidará das pessoas, dos seus pacientes. Agora, todos os estudantes de medicina querem ser médicos?
Uma avaliação feito por Suely Grosseman, junto a profissionais médicos, identificou os significados do desejo de ser médico na sua satisfação com o trabalho, e na identificação do processo de construção do desejo de ser médico de alguns profissionais médicos, os significados deste desejo e a relação entre a expressão desses significados e a satisfação dos profissionais com seu trabalho.
O resultado desse estudo identifica que o desejo de ser médico, usualmente, emergiu, na infância ou no início da adolescência, e tinha como significados, na maioria dos sujeitos, o altruísmo. Foi influenciado por modelos de profissionais médicos, circunstâncias de adoecimento e/ou desejos coletivos da família ou de “outros significativos”. A realidade concreta do trabalho médico, em regra, não era conhecida pelos futuros médicos. Mas imaginavam que seriam felizes sendo bons médicos e idealizavam que, como consequência, teriam reconhecimento social e financeiro e boa qualidade de vida.
Entre os fatores limitantes da satisfação com o trabalho, a dificuldade psicológica em lidar com o paciente, seu sofrimento e a sua morte e a desilusão com os desejos idealizados de reconhecimento e boa qualidade de vida. A desvalorização profissional, confirmada pelos sistemas de saúde e pela sociedade, que acaba acarretando sobrecarga de trabalho físico e mental.
Na conclusão do seu estudo, ela demostra que o médico também é um ser humano, embora tenha condições de salvar vidas, ele não é imune a tudo, ele também fica doente e precisa de um médico para tratá-lo.
Compreendendo tudo isso é que a Universidad UNIDA se propõe a cuidar dos seus alunos e prepará-los para uma vivência profissional exitosa.
Os inscritos serão classificados em ordem decrescente das notas e serão selecionados os candidatos que tiveram as 100 maiores pontuações.
500,00 a 772,00 (SiSU 2022)
500,00 a 771,79 (SiSU 2021)
500,00 a 753,19 (SiSU 2020)
500,00 a 769,73 (SiSU 2019)
2 – Média escolar do Ensino Médio
Nos envie uma cópia comum (não serve foto), escaneada, do seu histórico de notas para o e-mail (secretaria@latinograd.com.br).
3 – Teste de qualificação
É um teste com 80 perguntas de conhecimento geral básicos, com uma hora para resolver. Feito por aplicação remota.
É marcado dia e hora para o candidato fazer o teste, um monitor acompanhará o teste.
Obs.: É preciso ter um computador com câmera e microfone para fazer o teste, não será possível o uso de smartphone ou tablet.
4 – Segunda graduação
As pessoas que já possuem uma graduação, em qualquer área do saber, com qualquer carga horária, tem acesso direto a matrícula.
Basta enviar cópia do diploma de graduação que avaliamos e liberamos a matrícula.
Insira aqui seu número de inscrição para ser validaddo a nota do ENEM.
Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA) foi criada em 2003 em Assunção, Paraguai, pela Lei nº 2.081/03 de 14 de março de 2003.
É uma das principais instituições de ensino superior do Paraguai, conta com uma moderna infraestrutura, equipamentos e profissionais e acadêmicos de alta qualidade. Atua no ensino, pesquisa e extensão.
Em 2019 inaugura o campus em Ciudad Del Este com o curso de Medicina, com carga horária de 7.542 horas, superior as Universidades brasileiras e as disciplinas equalizadas para quem vai querer ou precisar Revalidar o diploma no Brasil.
Filial Ciudad del Este
Avda. del Lago e/ Capitán Acosta
Tel.: 061 504 351
A Universidad Columbia foi a primeira Universidade Privada do Paraguai, hoje com cerca de 80 anos, ainda é jovem, pois sua constante renovação e atualização, lhe considera essa condição. Trabalha na formação de pessoas fazendo com que seja um profissional diferenciado, mas também aquele que através de sua profissão se dedica ao engrandecimento da comunidade em que vive.
A Escola de Medicina da Universidade de Columbia do Paraguai visa treinar profissionais médicos capazes e competentes para resolver os principais problemas relativos à promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde individual, familiar e comunitária, fazendo uso racional dos recursos tecnológicos e terapêuticos disponíveis, dentro de um contexto ético-moral que respeite a dignidade da pessoa humana como ser transcendente.
Atuar na prática da Medicina Geral, com a qualidade técnica e ética profissional necessária para promover, tratar e promover a reabilitação da saúde, ao nível individual, familiar e comunitário.
Praticar Medicina Geral de qualidade em ambientes complexos e em mudança através de conhecimentos, habilidades, habilidades, atitudes e valores com ética e profissionalismo para resolver problemas de saúde, integrando adequadamente as disciplinas biomédicas, clínicas e socio médicas.
https://www.columbia.edu.py/presencial/medicina
Campus Pedro Juan Caballero
Endereço: General Diaz nº 262 e Natalicio Talavera
Cidade de Pedro Juan Caballero
Porém, para trabalhar, estudar e outras atividades, é necessário a legalização das pessoas, segundo as normas de cada país.
No caso de estudantes, é necessário solicitar o Visto de Residência Temporária, que tem validade de 2 anos, ou o Visto Permanente que tem validade de 10 anos. Com o Visto Permanente você já poderá dar entrada na sua Cédula de Identidade paraguaia.
Recomendamos a solicitação do Visto permanente, pois com a duração de dez anos, o aluno não precisará se preocupar em renová-lo.
Obs.: A resolução Nº 6097, do Ministério da Educação (MEC) do Paraguai, reza que “para o registro de títulos de pré-graduação, graduação e pós-graduação, os estudantes estrangeiros deverão previamente cumprir as leis migratórias nacionais antes de iniciar os trâmites pertinentes”.
Documentos necessários para a solicitação do Visto
Obs.: Temos uma pessoa especialmente preparada para orientar a aquisição do visto.
2 – Certidão de nascimento ou casamento atualizado original e uma cópia da mesma autenticada por cartório no Paraguai.
3 – 3 (três) fotografias 3×4.
4 – Histórico escolar original do ensino médio com Apostilamento e uma cópia do mesmo autenticada em cartório no Paraguai.
Obs.: Para apostilar o Histórico, o mesmo precisará de reconhecer a firma do(a) Diretor(a) e do(a) Secretário(a).
5 – 3 (três) cópias visto de estudante, obtido no Paraguai, pode ser temporária ou permanente, vigente e autenticada por cartório no Paraguai.
Temos uma pessoa exclusivamente para orientar nesses passos.
Assim, o registro profissional é condição indispensável ao exercício da profissão. Para fazer o Registro e exercer a atividade como médico, é necessário revalidar o Diploma.
A revalidação de um diploma de graduação feito no exterior, é necessário para habilitar o portador do diploma a exercer a atividade relacionada com o diploma.
No caso da Medicina, o diploma precisa ser revalidado para que o Conselho Regional de Medicina, faça o registro e emita a identidade de maneira ao portador do diploma, ser reconhecido como médico e assumir qualquer função inerente a profissão.
A educação superior na fronteira geográfica entre Brasil e Paraguai tem apresentado sinais de transformação, notadamente a partir dos anos de 1991 (Tratado de Assunção, assinado em 26 de março de 1991), quando se evidencia processo de expansão e diversificação institucional, desencadeado por novos modelos de avaliação, alterações nos formatos de financiamento e pressões por relações mais estreitas com o setor produtivo, entre outros fatores. Essas questões implicam em massificação e mercadorização da educação superior (GOMES, 2002; TRINDADE, 2004; AROCENA, 2004; SGUISSARDI, 2008; OLIVEIRA, 2009).
Esse processo não ocorre apenas na fronteira entre Brasil e Paraguai. É observado, também, em contextos internacionais, podendo ser relacionado como uma das consequências da mundialização financeira sobre os sistemas educacionais ou como uma decorrência da globalização (MORGADO, 2009). A título de exemplificação, pode-se mencionar que o processo de massificação na educação superior é apontado por Neave (1988; 1998) para o Leste Europeu e por Lamarra (2004), em se tratando dos países latino-americanos.
No entanto, há algumas peculiaridades da educação superior no eixo geográfico entre Brasil e Paraguai que merecem ser destacadas, especialmente porque no período após os anos de 1991, houve a efetivação do Acordo do Mercado Comum do Sul – Mercosul, que exerceu influência no setor educacional, particularmente na educação superior.
Entre essas peculiaridades podem ser mencionadas: ressignificações no processo de mobilidade estudantil e a construção de modelos de avaliação e de acreditação. Nesse sentido, observa-se que o Mercosul adota estratégias semelhantes às institucionalizadas pelo Processo de Bolonha.
Embora o Mercosul tenha se constituído em período anterior ao Processo de Bolonha e a criação do Espaço Europeu de Educação Superior claramente inspiraram formas mais estratégicas de pensar sobre as regiões e o valor de criar e institucionalizar o papel da educação nas relações regionais.
Nos últimos anos, ao contrário da tendência que tomou conta dos países latino-americanos, o Paraguai deslanchou no sentido econômico, causando até mesmo inveja para os seus vizinhos mais próximos – assim como o Brasil. Alguns empresários brasileiros começaram a ver o país com outros olhos e passaram a buscar as oportunidades.
Apesar do Paraguai ter uma economia voltada para um modelo liberal de mercado, outro ponto que fica evidente na economia paraguaia é uma política de economia informal.
O Brasil participa no desenvolvimento da infraestrutura paraguaia, como exemplo, vemos nas cidades que fazem fronteira com o país e com as grandes obras realizadas em conjunto, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
É necessário estar preparado para fazer um curso fora do Brasil, pois a iniciativa requer muita paciência, abnegação e capacidade de contornar os imprevistos, a distância de familiares e amigos; as variantes culturais, de clima, de hábitos e de valores. Além da parte profissional, o curso permite proveito e vantagens que vão além do aprendizado, mas também no desenvolvimento psicológico, autoconfiança, amadurecimento, independência, capacidade de relacionar-se e, sentir-se ‘um cidadão do mundo’.
Os programas buscam promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e da inovação técnico-científica. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, sistemas políticos e organizações sociais, aprender, aprimorar e/ou conhecer as variantes linguísticas de um novo idioma. Entre as inúmeras metas destes programas destaca-se a necessidade de investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento; aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior e promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros.
Relato do Prof. Geová Alves da Silva, em sua tese defendida em dezembro de 2016, na – Universidad Americana (Asunción – Py)
As Universidades do Paraguai não possuem vestibular, por que essa exige um?
A procura pelo curso de medicina no Paraguai, por alunos brasileiros é muito grande e estamos fazendo um processo seletivo justamente para melhorar o nível acadêmico. É bom pra todo mundo.
Qual o valor da mensalidade?
No primeiro ano, o valor em guaranis é G$ 1.200.000,00 guaranis. Aproximadamente R$ 900,00 reais, É sempre pago na moeda local, em Guaranies.
Quantos anos é o curso de medicina?
O tempo do curso é de 6 anos, semelhante aos cursos no Brasil. Sendo o último ano, o Internato.
Qual cidade no Paraguai fica a universidade?
O curso de medicina está autorizado para funcionar na Capital do Paraguai, Asunción e na Ciudad Del Este (fronteira com Foz do Iguaçu).
Como posso saber se essa Universidade é séria?
Basta verificar junto ao CONES (Conselho Nacional de Educação Superior), que é um órgão do MEC-PY, as autorizações de funcionamento e a aprovação do curso.
Quando iniciam as aulas?
A Escola de Medicina em Ciudad Del Este inicia o curso de medicina duas vezes ao ano. Em 2022 teremos no dia 7 de março e depois em 1 de agosto.
Como faço para fazer a minha matrícula?
Entre no portal do aluno fazendo seu cadastro e no item PROCESSO SELETIVO, vê onde se enquadra, seguir para MATRÍCULA, seguir as explicações e CONFIRMAR.
Após isso a nossa secretária entrará em contato para solicitar e orientar na preparação E ENTREGA dos documentos.